Key visual: o que é e por que é importante
- 05/Sep/2023
- 0
- 4611
Fala pessoal,
Lucas aqui, hoje vamos falar de Key visual: o que é e por que é importante
Neste artigo vamos entender:
- O que é Key visual?
- Por que é tão importante?
- O que inclui na criação de um Key visual?
- Aplicação em office e online.
Key visual: o que é?
Key visual (KV) em inglês fancy para a peça principal de campanhas publicitárias e também do marketing de conteúdo.
KV trata-se de uma arte-base que tem objetivo de ajudar a identificar quais ideias, fontes, elementos visuais e paleta de cores serão usados em todas as peças visuais futuras da campanha. Junto a isso, esse material deve explicitar de forma clara e objetiva a comunicação, emoções que a campanha e arte quer causar no público-alvo.
Por que é tão importante?
Segundo a consultoria Gartner, o KV são partes essenciais do planejamento de marketing de conteúdo. por volta de 0% das informações que nosso cérebro absorve são visuais.
Mas sabemos que no campo de batalha o famoso dia a dia, muitas vezes deixamos algumas coisas de lado. Em alguns casos é simplemente por negligência ou foco em outras partes da campanha, como os textos.
Mais importante que a criação dos KV é manter alinhada a estratégia de conteúdo da empresa, isso quer dizer que, toda a criação dos KVs estarão vinculadas a algo da empresa, por exemplo a identidade visual ou outros elementos visuais. Um profissional que aplica UX Design pode ajudar nessas questões.
Alguns elementos visuais da marca que pode conter nos KVs:
- Propósito;
- Ambições;
- Valores;
- Características;
- Proposta de valor.
Key visual: o que incluir na criação
É muito comum que alguns KVs são criados para campanhas temporárias, como: Dias das Mães, Black Friday e Natal.
Os elementos que contemplam um KV:
- Claims ou frase de impacto;
- Lugares definidos e indicados para a mensagem textual;
- Tipos de fotos e imagens;
- Ícones e artes;
- Materiais complementares associados a mensagem da campanha.
Key visual: aplicação no Offline e online
Quando falamos da publicidade offline, os KVs são importantes, pois, além do visual é necessário ter preocupação com o orçamento de cada material a ser produzido ou impresso: Não tem muito margem para erro ou refações de uma peça de marketing.
Agora quando falamos de publicidade online ou digital a coisa muda, temos uma dinâmica muito maior e rápida, não temos limite de peças ou custo de materiais físicos.
No digital abre espaço para testes A/B, nada mais que uma prova da fluídez do digital.
Com a cultura de tester aplicadas nas campanhas de mídia em geral, observamos muitas possibilidades: o key visual mantém seus elementos visuais, mas eles podem ir se recompondo ao longo do tempo, de acordo com a forma com que o público interage com elas.
Por isso é inteligente procurar formas de medir os resultados da campanha ou mudanças feitas nas artes.
Conclusão
No fundo, os KVs tem o objetivo de fixar ainda mais a mensagem da campanha através de elementos visuais pensado com esse objetivo, para causar a sensação no público-alvo de “já vi isso antes”.
Arrisco-me a dizer que muitas empresas e profissionais autônomos já usaram KVs, sem saber, aquele fundo preto nas artes no período de black friday, o vermelho e uso elementos natalinos no período de natal e assim por diante.
E aí, deixe nos comentários o que achou desse Key visual? Se já conhecia ou se usava sem conhecer esse nome bonito.
Sem comentários
Olá, deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.